Ouvi falar muito na faculdade e em seminários sobre atendimento humanizado aos pacientes, que os profissionais precisar agir humanizadamente. E geralmente a primeira palavra que vinha a mente em relação ao que fazer para ter um atendimento humanizado: escutar a pessoa para ela se sentir acolhida.
Mas fazendo um curso EAD da UNASUS, em um texto sobre violência contra o idoso, descobri que existe a escuta qualificada. Você já sabia. Eu que lembre não. Então resolvi escrever um texto sobre ESCUTA QUALIFICADA.
"A Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS)apresenta, além de outros princípios, o acolhimento, aescuta qualificada e avalorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde:usuários, trabalhadores e gestores. Entretanto, a PNH vem passando por umasérie de desafios com vistas à operacionalização de mudanças nas práticas de gestão e de atenção." RAIMUNDO 2011
Segundo Raimundo 2011, a escuta qualificada funciona como uma ferramenta de gestão social, "Que se “aprende-fazendo” ou se “faz-aprendendo” a partir do trabalho. E por ela estabelecer interação humanizada,cidadã e solidária
com usuários, familiares, comunidade e o reconhecimento e atuação em problemas de saúde de natureza aguda ou de relevância social para a saúde pública."
"O ato de escuta é diferente do ato de bondade; é um momento de construção de transferência, ou seja, o acolhimento como prática requer que o trabalhador utilize seu saber para a construção de respostas às necessidades dos usuários." A escuta qualificada é um dispositivo do PNH que são postos a funcionar nas práticas de produção de saúde. "Implementação de sistemas de escuta qualificada
para usuáriose trabalhadores, com garantia de análise e encaminhamentos a partir dos problemas apresentados;"
Na pratica escuta qualificada segundo Ministério da Saúde é: ouvindo a queixa do paciente, considerando suas preocupações e angústias, possibilitando analisar a demanda e, colocando os limites necessários, garantir atenção integral, resolutiva e responsável por meio do acionamento/articulação das redes internas dos serviços
(visando à horizontalidade do cuidado) e redes externas, com outros serviços de saúde, para continuidade da assistência quando necessário.
FONTE DO TEXTO:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS:
Documento base para gestores e trabalhadores do SUS / Ministério da
Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política
Nacional de Humanização.
– 4. ed. 4. reimp. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2010. Disponível em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf
RAIMUNDO, Jader Sebastião.PROCEDIMENTOS DE GESTÃO SOCIAL NA ESCUTA QUALIFICADA:elementos para um programa de formação continuada em serviço de saúde.
Belo Horizonte,2011. Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário